Localização Curitiba, Paraná, Brasil

Área 62 m2

Ano do Projeto 2022

Fotografia Eduardo Macarios

Equipe
Franco Luiz Faust
Gabriel Zem Schneider
Lucas Aguillera e Shinyashiki
Thiago Augustus Prenholato Alves

Fornecedores
Adornie Home Decor
Breton
Gramarcal Mármores e Granitos
Lider Interiores
Marcelo Caruso
Meissner Marcenaria
VM Engenharia

APARTAMENTO HABITAT

O apartamento Habitat recebeu este nome pois encontra-se dentro do Klee Urban Habitat, edifício residencial que também é projeto do escritório, localizado no bairro do Mossunguê em Curitiba/PR. Para nós, foi incrível a oportunidade de projetar um dos apartamentos do edifício, ainda mais para um casal de amigos que estavam iniciando uma nova fase de suas vidas.

Os clientes foram atraídos por esse imóvel devido a sua relação direta com o bosque em frente ao terreno, através das janelas e varandas do edifício. Deste modo, assumimos desde o primeiro momento o enquadramento desta paisagem como parte da composição do projeto de interiores. Outro atrativo, foi a possibilidade de demolir o terceiro quarto pré-existente para expansão da área social do apartamento, permitindo um layout mais generoso para a planta de 62m2.

Sendo assim, nossa proposta incorporou o verde na sua composição, aliado a madeira presente no piso e na marcenaria, e aos tons claros dos tecidos e paredes. Sobre essa base leve, o layout adotado foi pautado na total integração visual dos ambientes na área social do apartamento, ainda que com espaços bem delimitados. Para isso, o desenho da marcenaria e a escolha das peças de mobiliário foi fundamental.

A cozinha se conecta ao jantar através de uma bancada, que serve tanto como mesa para o café, mas também como buffet para os jantares com amigo. Além disso, esconde a máquina de lavar dos moradores, e abriga totalmente duas banquetas sob seu recesso para elas não atrapalhem o fluxo quando não estão sendo utilizadas. Anexo ao jantar, orientado por uma mesa redonda em mármore Paraná, temos outro espaço flexível, uma mesa flutuante criada entre dois pilares da edificação, servindo como escritório pontual para os dias quando ambos os moradores estão trabalhando em casa. Como o uso desse espaço é eventual, indicamos para ele uma cadeira igual a da mesa de jantar, já pensando naquela visita extra que sempre é bem vinda no almoço de domingo. Por fim, para a sala de estar, indicamos um sofá de perfil mais baixo para que fosse fácil uma conversa entre as pessoas dos diferentes ambientes. Era importante, também, que o design da peça fosse interessante de todos os lados, uma vez que as costas da peça ficam totalmente expostas.

O resultado foi uma atmosfera leve aliada a uma planta flexível que, com boas soluções, conseguiu atender as demandas estéticas e funcionais dos clientes e da Lua, a mascote da casa.