Localização Curitiba, Paraná, Brasil

Área do Lote 518 m2

Área de Construção 437 m2

Ano do Projeto 2018


Equipe Solo Arquitetos

Arthur Felipe Brizola
Franco Luiz Faust
Gabriel Zem Schneider
Lucas Aguillera e Shinyashiki
João Gabriel Kuster Cordeiro
Thiago Augustus Prenholato Alves

 

 

RESIDENCIAL PILARZINHO I

Uma tipologia típica das cidades brasileira são as casas geminadas. E, em Curitiba, elas têm uma tipologia ainda mais marcante.

Porém, nossos clientes - uma família com desejo de investir em um lote ocioso - pensaram se seria possível fazer algo diferente, mais contemporâneo, e nos procuraram. Nossa solução foi apresentada de forma preliminar e facilmente aceita pelos demais membros da família. Nossa proposta foi romper com a linguagem tradicional, espaçando as casas lateralmente, proporcionando assim, uma fachada adicional para iluminação e ventilação dos ambientes internos. Essa solução criou também um aspecto de independência maior para cada unidade, já que fica claro onde termina uma residência e começa a outra.

Ao todo, neste lote de aproximadamente 518 m² (15 x 34,5m), foi possível construir quatro unidades residênciais independentes. Por se tratar de uma esquina, a casa situada nesta posição, acabou sendo beneficiada com um jardim maior e, portanto, um layout levemente diferente.

As casas padrão ficaram com 108 m², distribuídos em 3 pavimentos, com estrutura social completa no térreo, 2 suítes no pavimento superior, e um espaço gourmet aberto no ático. Um dos destaques dessas unidades, é o pequeno jardim que existe nos fundos, que serve como um pátio de serviço para a lavanderia e permite uma melhor ventilação para a cozinha. Já a casa da esquina, ficou com 113 m². Porém, por conta do lateral, liberamos uma integração maior da sala com a área externa, recuando o volume do lavabo e da lavanderia para a divisa do lote. Esse movimento nos permitiu também, criar uma pequena varanda para a suíte dos fundos.

Na materialidade, o famoso custo-benefício, com uma pintura branca para o volume principal da casa, revestimentos em ripas de concreto para o volume acessório ao lado e também para o volume do ático, ajudando a reforçar o distânciamento entre as unidades. Por fim, o destaque fica por conta da das esquadrias - em especial o painel ripado que protege a janela da suíte principal na fachada principal da casa - em alumínio na cor preta.