Localização Curitiba, Paraná, Brasil

Área 510 m2

Ano do Projeto 2018


Equipe Solo Arquitetos

Arthur Felipe Brizola
Franco Luiz Faust
Gabriel Zem Schneider
João Gabriel Kuster Cordeiro
Lucas Aguillera e Shinyashiki
Thiago Augustus Prenholato Alves

CASA MIRANTE

A escolha de um terreno é sempre algo muito particular, já tivemos experiências com todo o tipo de busca: terrenos elevados com vista, terrenos planos e protegidos, terrenos em meio a bosques, terrenos urbanos e integrados a cidade, entre outros. Nesse caso, a busca foi por um lote de rua, que tivesse uma vista permanente. A idéia sempre foi fazer de uma vista parte da rotina do casal, uma constante contemplação da cidade. Sendo assim, um terreno em declive acentuado no Pilarzinho em Curitiba/PR foi a escolha perfeita.

Nosso projeto foi guiado por dois pontos principais. O primeiro, elevar a área social e íntima para dar a essas áreas uma posição ainda mais privilegiada, e criando também um mirante na cobertura, enquanto o segundo foi aproveitar o declive do terreno para envolver os espaços por maciços verdes.

Dessa forma, ao concentrar a maioria dos ambientes em um pavimento suspenso, criamos uma praça coberta no térreo, um refúgio que se conecta aos jardins laterais do lote. Esse espaço funciona com um pavimento social, servindo aos churrascos e encontros familiares ao ar livre. Além disso, essa praça abriga também as vagas de garagem e o acesso aos níveis inferior e superior, marcado por um amplo vão central que cria, ao mesmo tempo, um respiro de luz para o térreo e também para os ambientes deste nível. Paralelamente, o nível inferior encontra-se parcialmente enterrado e abriga os ambientes de trabalho do casal: um estúdio criativo e uma estufa de jardinagem aos fundos do lote. Esses dois ambientes são conectados por um jardim privativo que cria um ambiente propício para a introspecção e a concentração no trabalho e nos hobbies.

Uma casa suspensa, desenhada para momentos cotidianos, de lazer ,e de devaneio, cada qual em seu próprio nível e com sua própria atmosfera. Algo que nunca poderia ser alcançado em um terreno plano.