Localização Curitiba, Paraná, Brasil

Área 540 m2

Ano do Projeto 2019

Fotografia Eduardo Macarios

Equipe
Arthur Felipe Brizola
Gabriel Zem Schneider
João Gabriel Küster Cordeiro
Lucas Aguillera e Shinyashiki
Thiago Augustus Prenholato Alves

Equipe SENAI/PR
Gestor de Projeto - Felipe Couto
Fiscal de Arquitetura - Adriane Follador
Fiscal de Elétrica e Automação - Hernani Kanda
Fiscal de Climatização - Yuri Muginoski
Fiscal de Obra - Gustavo Forbeci

Fornecedores
Artesian
Belgotex
Cavaletti
Funcional Mobiliário Corporativo
Inove Design
Reka Iluminação
WorkSolution

HUB DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL - SENAI LONDRINA

Uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do Senai Nacional idealizou, através da FIEP/PR, a criação de um HUB de Inteligência Artificial do Senai em Londrina. O objetivo da iniciativa é promover a adoção de tecnologias de inteligência artificial, como big data, machine learning e cloud computing, pelo setor industrial paranaense e brasileiro. A cidade do norte do Paraná foi escolhida por apresentar um ecossistema de inovação em pleno crescimento, aliado a uma sólida comunidade universitária.

Quando fomos convidados a participar desta iniciativa sabíamos da importância de um espaço com tal proposta para o desenvolvimento da região, e também da grande responsabilidade de atender uma empresa de interesses públicos, com processos rígidos e bem definidos, que exigiram um alto grau de detalhamento de todos os itens da proposta.

O espaço escolhido para sediar essa iniciativa foi uma laje corporativa de aproximadamente 540m² no 30º andar do condomínio empresarial Palhando Premium, localizado na área da Gleba Palhano, ponto mais alto da cidade e que oferece aos usuários uma vista panorâmica para o Lago Igapó e seu entorno urbano. 

Logo de imediato, o maior desafio do projeto foi organizar os espaços necessários na planta que, apesar de ampla, possui uma forma em “U” que naturalmente dividia o espaço em diferentes setores. Sendo assim, nossa abordagem tirou proveito dessa forma e do posicionamento dos banheiros existentes para criar uma nova barra de apoio junto a base deste “U”, uma linha articuladora do projeto que reconhece os diferentes setores do espaço, aglutinando os espaços de apoio, e liberando assim todas as varandas do imóvel para uso comum dos residentes do HUB. Esse núcleo reúne uma série de salas de reunião de diferentes formatos, tamanhos e propósitos, cada qual com uma ambiência diferente pautada nas cores do branding da instituição, como pequenas cavernas em um grande volume pintado na cor preta, criando um interessante contraste com as áreas de trabalho adjacentes, de tons mais neutros, adequados a longas horas de trabalho dos desenvolvedores. 

Além disso, destacam-se também, dois espaços principais do HUB. O acesso, articulado por um grande móvel de formato trapezoidal, que através de sua forma cria um espaço vazio para talks rápidos, com espaço de apoio e áreas de sentar variadas. E também a copa, um ponto de encontro natural de todo escritório e que muitas vezes acaba renegada a uma simples porta. Aqui, foi proposto então uma copa nos moldes de uma lanchonete, com cozinha, bar e mesas em canto alemão. Adotamos tal posição na planta para que ela pudesse estar junto ao espaço multiuso do conjunto, anexo a sala de treinamentos, imaginando um uso conjunto dos três espaços durante eventos com um maior número de pessoas.