Localização Curitiba, Paraná, Brasil

Área 220 m2

Ano do Projeto 2021


Equipe

Franco Luiz Faust
Gabriel Zem Schneider
Lucas Aguillera e Shinyashiki
Thiago Augustus Prenholato Alves


Consultoria
Mogá Estudio (Paisagismo)

 

 

 

CASA ATELIER

Após todas as restrições do período de pandemia, um jovem casal decidiu que era hora de tomar uma grande decisão: trocar o apartamento próximo ao Centro de Curitiba por uma casa arejada e rodeada de vegetação nos bairros tipicamente residenciais da cidade. O terreno escolhido fica no bairro do Pilarzinho, e contou com a nossa consultoria para a escolha final - sim, podemos te ajudar a fazer a melhor escolha, analisando os parâmetros arquitetônicos do lote. Apesar de não ser uma esquina, o lote de aproximadamente 500 m², possui duas frentes e uma morfologia bem marcante: um patamar na frente principal, outro patamar aos fundos, e um declive de quase 2m entre eles.

Nossa solução? Uma estratégia de meios níveis, não apenas sustentável, mas econômica, minimizando a movimentação de terra. O térreo se torna o coração da casa, conectando a área privativa e social de forma fluida e funcional. No pavimento intermediário, encontramos um hall, um lavabo e o atelier, o espaço dedicado à incrível arte da esposa. Essa organização mantém a privacidade do restante da casa enquanto visitantes e clientes do atelier são recebidos. No hall há duas escadas. A mais larga conduz a área social no pavimento inferior, criando uma arquibancada convidativa para reuniões familiares e conectando a casa ao paisagismo projetado pelo Mogá Estudio. Já a mais estreita, menos convidativa, conduz para área privativa da casa que conta com um escrítório e duas suítes. Como ambos trabalham em casa, a solução dos meios níveis também foi capaz de conferir diferentes escalas de privacidade para as suas atividades profissionais.

Mas não se engane, por fora, a volumetria da casa é extremamente simples, caracterizada apenas pelas aberturas que conectam o interior e o exterior. Por fim, a materialidade da casa não poderia ser diferente: simples e leve. A paleta reduzida se baseia simplesmente em uma pintura ecológica mineral em tom de branco, a madeira no piso das áreas íntimas, marcenaria e mobiliário, e no microcimento cinza claro, utilizado no piso de toda a área social e atelier. Buscamos assim, traduzir a personalidade serena e acolhedora dos moradores no seu novo lar.