Localização Curitiba, Paraná, Brasil

Área 750 m2

Ano do Projeto 2019

Fotografia Eduardo Macarios


Equipe
Arthur Felipe Brizola
Franco Luiz Faust
Gabriel Zem Schneider
João Gabriel Küster Cordeiro
Lucas Aguillera e Shinyashiki
Thiago Augustus Prenholato Alves

Fornecedores 
Esquadria Santos
Móveis In Casa 
OSS Drywall 
Serralheria Portão

COLETIZA

A Coletiza é um retrato da cidade: um universo de conexões plurais. A pluralidade é o que torna a cidade diversificada e dá origem à oportunidades nunca antes exploradas. De maneira sintética, podemos traduzir como um coletivo que à primeira vista não possui muito em comum: uma loja de chás, outra de roupas, mais uma de objetos de decoração, uma pizzaria e uma escola. Some tudo isso à um espaço de um antigo galpão de oficinas em desuso com acesso a um beco de miolo de quadra no meio do centro de Curitiba: essa é a Coletiza e o nosso trabalho foi organizar o plano geral de ocupação comercial do edifício, repensar o projeto expográfico geral, bem como a arquitetura de interiores de parte das lojas: Outfit4You, Ôda Design Club e o Madá Pizza e Vinho.

A primeira vista, tal tipo de diversidade pode causar um estranhamento, afinal, diferente de um shopping, não há vitrines, não há um corredor, toda experiência dentro da coletiza é híbrida e se organiza de maneira quase-espontânea num edifício em formato de corredor, com 7 metros de largura e quase 50 metros de profundidade. Dessa forma, nosso ponto de partida para repensar a Coletiza foi a criação de um elemento unificador que percorresse todos os principais espaços da antiga oficina, como uma fita que amarrasse e envolvesse esse universo de maneira contínua e sem quebras. Essa ideia se traduziu numa forma de uma parede condutora que percorre todos os espaços do edifício, e ao mesmo tempo pode segregar partes operacionais das lojas como depósitos, provadores, salas de apoio e nichos expositores. 

Dessa forma a continuidade do olhar do visitante se estende por todo espaço, formando a identidade do lugar e servindo como um grande dispositivo de projeto que atua de maneira lúdica para integrar o estreito e profundo espaço, que culmina no espaço gastronômico do Madá Pizza e Vinho, pizzaria do chef curitibano Beto Madalosso, surgindo no espaço com uma estrutura metálica que abriga a cozinha e área de atendimento no mezanino. Aos fundos localizam-se a núcleo de serviços (vestiários, copa, banheiros, depósitos) e um espaço de cursos e treinamentos.

O espaço busca criar um ponto de encontro de ideias diferentes e tirar proveito dessa colaboração entre marcas e pessoas que de início podem possuir pouco ou nada em comum, dessa forma podemos dizer que a Coletiza é um retrato da cidade, um campo de trocas, experiências, conexões e pluralidade.