Localização Curitiba, Paraná, Brasil

Área 85 m2

Ano de Construção 2019

Fotografia Eduardo Macarios

Equipe
Arthur Felipe Brizola
Franco Luiz Faust
Gabriel Zem Schneider
João Gabriel Küster Cordeiro
Lucas Aguillera e Shinyashiki
Thiago Augustus Prenholato Alves

Fornecedores
Estudio Latino de Design
Móveis Campo Largo
Oda Design
Silva Júnior Empreiteira de Obras
Tok&Stok
UrbanArts
WA Marcenaria

APARTAMENTO LUPA

Após uma mudança de planos em sua vida pessoal, nossa cliente decidiu por vender sua antiga casa e se mudar para outro lar. Acabou optando por um apartamento de 85m2 em um empreendimento que seria entregue dentro de alguns meses na região do Ahú em Curitiba. Se por um lado a época do ano gerava alguns empecilhos por conta das festas de fim de ano, o timing foi perfeito. Como a obra do edifício ainda estava ocorrendo, haveria tempo suficiente para o desenvolvimento do projeto arquitetônico completo até o dia de pegar as chaves e iniciar as obras.

A partir daí, sua prioridade era uma obra rápida, simples e objetiva, para que pudesse se mudar o quanto antes para o novo lar. Sendo assim, foi desenvolvido um projeto capaz de fazer uso das condições entregues pela construtora - portanto, sem qualquer intervenção construtiva. Ainda assim, mesmo com a pressa, a cliente não abriria mão de um espaço com o qual se identificasse.

Então, através de intervenções pontuais, nosso trabalho foi traduzir sua personalidade calma e serena no espaço. A primeira delas foi a pintura de apenas três paredes em um tom de verde espinafre. A cor foi escolhida para dar personalidade as paredes existentes - em um tom de cinza claro - de modo a criar, na sala, um volume de cor que atinge toda a região social do apartamento e, na suíte, um agradável pano de fundo para suas noites de sono. É notável ao adentrar no ambiente, a tranquilidade transmitida pela cor.

A segunda intervenção ocorre de forma mais sútil ainda e só pode ser sentida no local. Através de um projeto luminotécnico discreto, pautado, sobretudo, na iluminação indireta dos espaços, foi construída uma relação harmônica da luz nos ambientes, sem ofuscamento da visão e com diversas possibilidades de cenários.

Por fim, cabe mencionar também a presença mutável da madeira de Tauari - uma madeira extremamente acolhedora - na marcenaria desenhada pelo escritório. Um desenho simples, prático e funcional para que a manutenção da casa fosse facilitada, restando assim, mais tempo e energia para receber sua família em seu novo lar..