Localização Curitiba, Paraná, Brasil

Área 55 m2

Ano do Projeto 2022

Fotografia Eduardo Macarios

Equipe
Gabriel Zem Schneider
Franco Luiz Faust
Lucas Aguillera e Shinyashiki
Thiago Augustus Prenholato Alves

Fornecedores
Adornie Home Decor 
BP Construções
E.LED Light Studio
Estudio Latino de Design
Formighieri Madeiras
Gramarcal Mármores e Granitos
KingStones Mármores

APARTAMENTO LADRILHO

Situado próximo a Praça da Espanha, ponto boêmio de Curitiba/PR, o Apartamento Ladrilho foi projetado para ser o primeiro lar de um jovem casal.

O principal desafio do projeto foi encontrar o melhor layout para os espaços sociais do apartamento, garantindo espaço de armazenamento suficiente para o casal, mas sem prejuízo à estética ou a praticidade do dia-a-dia.Desta forma, a principal intervenção do projeto foi a remoção das paredes delimitadoras da cozinha e lavanderia para um novo arranjo de layout. 

O novo desenho visa a maximização dos espaços de armazenamento, mas ainda mantêm a divisão entre cozinha e estar, já que o casal gosta da separação dos ambientes em termos de praticidade e organização. Essa nova divisão é feita através de um armário único que serve ambos os ambientes: do lado da cozinha, abriga uma cristaleira iluminada com portas de vidro canelado e algumas gavetas para talheres e acessórios; enquanto do lado da sala, funciona como hack e apoio para a televisão fixada no painel. Adicionalmente, esse armário ganhou ainda uma terceira face em sua lateral, que serve como uma pequena estante de livros.

Vale mencionar também o desenho da área de jantar do apartamento, que foi rotacionada em relação a lógica prevista pelo pela construtora. Para isso, desenhamos uma mesa especial, de formato oblongo, que diminui seu impacto no fluxo entre a área social e íntima. De um lado, a mesa possui duas cadeiras Sumi do Estudio Latino de Design, e do outro, uma banco "embutido" na parede. Esse banco, executado em marcenaria, esconde um novo espaço de armazenamento, destinado aos itens de maior volume e menor utilização. Para maior conforto, o banco possui uma almofada e um espaldar almofadado, revestidos em um linho de tom verde musgo.

Por fim, o projeto ganha vida através de uma materialidade neutra e suave, que reflete a personalidade de seus moradores: pessoas mais introspectivas e que tem a casa como um lugar de descanso físico e mental. Sendo assim, os tons neutros são apoiados suavemente pelo tom madeirado mais sóbrio do armário central, pelo tecido verde musgo das almofadas da sala de jantar, e por uma parede azul na suíte principal. Mas o principal destaque da materialidade do apartamento é, certamente, o revestimento em ladrilho hidráulico na cor cinza das paredes do corredor de acesso, um antigo desejo do casal.